Casa de Estudos
-:- Relacionamento Jovem -:- Tempo de Qualidade & Solidão Humana
O Mal e o perigo da Solidão
Como estar Pronto para o Relacionamento?
Onde mora a raiz do divórcio? desde do tempo de solteiro.
O Mal e o perigo da Solidão
Como estar Pronto para o Relacionamento?
Onde mora a raiz do divórcio? desde do tempo de solteiro.
______________ -:- ______________
Bom Dia queridos, que a Paz do Senhor nosso Deus, esteja em nossos corações sempre mais e mais.
Muito bem queridos, estamos analisando sobre a importância da
definição do equilíbrio emocional, primeiro em respeito a presença de Deus e a
fonte da nossa própria existência e permanência que é o nosso Espírito em vida
com Deus.
Interessante observar de que quando as coisas aparentemente
seguem dando certo, o interior humano, tem a tendência de achar que Deus está o
favorecendo emocionalmente.
Porem quando entramos em períodos em que estamos só. Então o interior humano tem a tendência a desvencilhar-se do cuidado emocional
Como sucede isso?
Em realidade o mal e o perigo da solidão não é o fato de estar
só, mas os conceitos e as ações de congelamento que se geram no período de
solidão
Ou Seja o mal é:
o modo como se FORMA e MOLDA a QUALIDADE desse TEMPO
A pessoas enfrentam um período de solidão, passam por solidão e tomam esse tempo, como um período considerado inerte, vazio, destruidor,
aceitando a solidão sobre a influencia de rejeição - pressão de
desvalorização - e auto desequilíbrio existencial
> A Forma de VER – o período de existência secular
Emocionalmente se o ser humano tachar - i n t i t u l a r ( fazer crônico ) um período da vida de solidão de forma agravante:
O que ele faz?
1• Ele gera uma consideração de alto nível onde ele se vê v a z i o e s ó
( independente de quem esteja do lado dele (a) )
E por que a pessoa se vê só ?
Porque em realidade ela ao receber o período de solidão ( tempo secular ) ela rejeita a solidão ( por que o amparo dela era de fora, de algo externo, para dentro ) na ausência desse amparo, ela perde o ponto da vida dela. E passa a rejeitar a viver.
Porque na verdade a pessoa esta rejeitando a solidão.
Só que essa rejeição da solidão ela não é aquele benéfica em que a pessoa reage para viver e se restabelecer emocionalmente.
Não.
Esse tipo de rejeição da solidão, trata- se de não aceitar a ausência de algo, não aceitar estar ausente de algum amparo emotivo exterior.
E por não poder mudar a situação ela altera e prejudica:
o modo e a FORMA que se MOLDA a QUALIDADE desse TEMPO e dos dias dela
ela fez do tempo, um tempo sem graça, ela rejeita o tempo, e se fecha do viver, se ausenta dentro de si mesmo
Emocionalmente uma pessoa quando ela altera a qualidade desse tempo de forma a invalidar todo esse período, ela está prejudicando o período de existência secular dela.
E para Deus esse período é um dos mais importantes e preciosos da comunhão e bênçãos sobre ela.
Onde ela precisa aprender a gostar de viver, e quem é ela, quem é Deus, quais são as emoções dela, quais são as Emoções de Deus para cuidar e equilibrar ela etc.
MAS ELA ( a pessoa) SE ACEITA SÓ
O primeiro mal da Solidão, não é o fato ocorrido de estar só ( porque há muitos que são pessoas rodeadas de outros ) e seguem em grande Solidão.
Por que?
Como?
Porque a Solidão: é um
Mal que se gera no Interior.
O primeiro mal da Solidão está em:
> A forma em como VER, considerar a solidão.
E não somente a forma como se considera o período da solidão, mas também
> A forma como se APLICA o período
de existência secular
> A forma como se ATUA no período de
existência secular
Se o Ser vê a solidão devastadora
Se o Ser trata a solidão como espaço vazio
Se o Ser considera a solidão com inércia
Esse Ser está destruindo um dos maiores períodos de construção, aplicação e atuação do verdadeiro valor da vida
Ou seja, nos períodos de solidão emocional o Ser tem de se voltar
para Deus,
E não se auto julgar vazio, sozinho, destruído e ausente da própria existência em definição.
O Maior mal da Solidão,
é quando não levamos a
Deus nosso Ser, e não recebemos a companhia dELe.
QUANDO A PESSOA SE OBRIGA SÓ NA AUSENCIA ABSOLUTAMENTE
ATÉ SEM A PRESENÇA DE DEUS
Preferimos alimentar nossa ausência corroedora e nos excluirmos da própria vida e do próprio zelo e amparo emocional em Deus.
Por isso que acontece por vezes, vícios, desequilíbrios, falhas,
traições, destruições entre as pessoas que estão dentro de um estado de
solidão.
É por que estão em solidão só totalmente? Não. ( Elas tem amigos, parentes, vizinhos etc.) Mas é porque ELAS SE OBRIGAM Interiormente à um estado gradativo, crônico ausente, só.
O que fazer em períodos de solidão?
Períodos seculares em que precisamos estar só ?
1• Não admitir, nem aceitar a ausência absoluta interior, a ponto de esquivar-se até de Deus
2• Não rejeitar a presença, o auxilio, o atuar e trabalhar de
Deus para vida, durante esses períodos seculares.
“ Porque, quando meu pai
e minha mãe me desampararem,
o Senhor Deus me recolherá.”
Salmos 27:10
Qual é o perigo do Ser se achar totalmente sozinho, sem até a
presença do Senhor Deus com Ele ?
Quando o Ser chega nesse extremo de auto solidão, sem a presença
de Deus, o Ser pode achar-se numa auto suficiência e independência de existência,
isso pode levar a pessoa de forma crônica a ponto de tomar qualquer atitude,
sem auxilio, sem serem analisados, nem ponderados, nem considerados em
respeito, zelo, cuidado, e carinho em Cristo, no Amor de Deus.
Até a nossa Solidão deve ser no Senhor nosso Deus,
no encontro
com o agir no zelo e no Amor de Jesus Cristo
Forte Abraço Queridos!
Seguimos em breve por aqui.




